1912
CRIAÇÃO DA UFPR
1950
PROCESSO DE FEDERALIZAÇÃO
1998
CONSTITUÍDA COMISSÃO PARA ELABORAR PROPOSTA DE EAD NA UFPR
Publicação da Portaria nº 270/98 que constitui Comissão para elaborar proposta e delinear as Políticas de Ensino a Distância da UFPR.
1999
INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFPR
Publicação da Resolução 002/99 – COUN que aprova a institucionalização do Ensino de Educação a Distância na UFPR e a criação do Núcleo de Educação a Distância – NEAD.
1999
PRIMEIRA COMPOSIÇÃO DO NEAD
Publicado a Portaria nº 370-99 designando os professores que compuseram o Núcleo de Educação a Distância.
2000
PARECER CES Nº 358/2000
Publicação do Parecer CES nº 358/2000 autorizando ofertas de EaD na graduação – ensino profissionalizante.
2000
REGULAMENTAÇÃO DA OFERTA DE GRADUAÇÕES A DISTÂNCIA NA UFPR
Publicação da RESOLUÇÃO Nº 18/00 – CEPE que aprova as normas básicas da atividade acadêmica dos Cursos de Graduação na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná. Atualização destas normas pela Resolução nº 29/08 – CEPE e Resolução vigente nº 83/08 – CEPE.
2003
REGIMENTO INTERNO DO NEAD
Publicada a Resolução nº 08/03 – COUN que Estabelece o Regimento Interno do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal do Paraná.
2006
INÍCIO DAS ATIVIDADES UAB
2015
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Oferta do curso de graduação em Pedagogia em convênio com a prefeitura de Curitiba.
2017
UFPR HÍBRIDA
2019
PROJETO TERRA ROXA
Conjunto de ações que integram o processo de institucionalização da UFPR.
Na UFPR, a EaD tem uma trajetória já consolidada. Em 2000, a portaria do CES 235/2000 autorizou a oferta de cursos de graduação e profissionalizantes na modalidade EaD. Desde então, em parceria com o programa UAB – Universidade Aberta do Brasil – são ofertados cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento.
Em 2010, a resolução do CEPE 72/10 passou a regulamentar a oferta de carga horária EaD em cursos presenciais. Essa resolução ficou conhecida durante muito tempo como a “resolução dos 20%”. Isso porque a carga horária referente ao ensino a distância deveria corresponder a no máximo 20% do total do curso.
De 2013 a 2016 houve um acompanhamento da CIPEAD no intuito de acompanhar o processo de implantação dessa carga horária a distância nos diversos cursos de graduação.
Em 2017, acompanhando o fluxo de reformas curriculares trazido pela resolução do CNE 02/15, a CIPEAD lança o projeto UFPR HÍBRIDA com o objetivo de consolidar o apoio aos cursos e professores que desejam inserir o uso de tecnologias e de outros ambientes de aprendizagem além do espaço físico tradicional da sala de aula.
Trata-se de uma iniciativa que se ampara em um cenário de uso intenso de tecnologias que, entende-se, podem fortalecer e consolidar metodologias de ensino ativas. Além de apresentar informações sobre as questões burocráticas e institucionais que permeiam a implantação da educação híbrida, esse projeto também busca oferecer cursos de formação para a comunidade docente que possam auxiliar no uso do ambiente virtual de aprendizagem da UFPR – o AVA.
Em 2019, foi lançado o Projeto Terra Roxa. Trata-se de um conjunto de ações que integram o processo de institucionalização da EaD na UFPR. Essa iniciativa abre passo para a criação dos NTEs – Núcleos de Tecnologias Educacionais – nos diversos setores que vão possibilitar a criação e implementação de diversas políticas envolvendo a EaD e as tecnologias educacionais.