MANUAL DO COORDENADOR

Prezado coordenador(a),

Os cursos ofertados por meio do sistema UAB seguem as normativas da DED/CAPES. 

Por isso, para auxiliá-lo, disponibilizamos esse manual com informações sobre a rotina de operacionalização de um curso ofertado pela UAB: como conduzir os processos de seleção de bolsistas,  as obrigações de cada um deles e as indicações dos procedimentos que precisam ser realizados mensalmente.

MANUAL DO COORDENADOR – Clique aqui

FAQ - PRINCIPAIS DÚVIDAS

A. Posso fazer a indicação de um bolsista para atuar no sistema UAB?

Não. Todos os bolsistas devem ser selecionados mediante processo seletivo público.

B. Professores da UFPR precisam fazer um processo seletivo para atuar como bolsista UAB?

Sim. A partir da publicação da Portaria 249/2018, todos os professores formadores, conteudistas e coordenadores de curso serão selecionados mediante processo seletivo.

C. É preciso fazer parte do quadro do funcionalismo público para ser bolsista UAB?

Não.

D. Quem pode se candidatar à bolsa de tutoria?

Os requisitos necessários são: formação em nível superior e experiência de 1 (um) ano no Magistério do Ensino Básico ou Superior. O candidato deverá ter disponibilidade para participar das vivências formativas oferecidas pela Cipead.

E. Como é feito o cálculo para concessão de bolsas para orientação de TCC?

Duas mensalidades de bolsa por período (semestre), para disciplinade TCC para cada grupo de 10 alunos.

F. Acúmulo de bolsas:

Portaria CAPES/CNPQ 02/2014


Tutor: Não pode acumular com nenhuma bolsa FNDE. Pode acumular com bolsas CAPES não regidas pela lei 11.273/2006. Pode acumular com bolsa CNPQ.

Professor Formador e Coordenador de Curso: Não pode acumular com nenhuma bolsa CAPES ou FNDE. Pode acumular com bolsas de PQ ou DT do CNPQ. Em caso de acúmulo, há a obrigatoriedade de devolução das bolsas recebidas no período.

G. Como é feito o cálculo para concessão de bolsas de tutoria?

Uma mensalidade de bolsa por grupo de 18 alunos em cursos de graduação e uma mensalidade de bolsa por grupo de 25 alunos em cursos de especialização, incluídos, em ambos os casos, os alunos em estágio ou em fase de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); Uma mensalidade de bolsa por aluno em Atendimento Educacional Especializado (AEE) após solicitação formal e aprovação pela DED/CAPES.

H. Como é feito o cálculo para concessão de bolsas de professor formador?

Uma mensalidade de bolsa, por período (semestre), para cada 15 horas-aula, incluídas as disciplinas de estágio, TCC e optativas conforme grade curricular cadastrada no SisUAB. Adicionalmente, uma mensalidade de bolsa para disciplina de estágio predominantemente prático e duas mensalidades de bolsa por período, para disciplina de TCC para cada grupo de 10 alunos. No caso das ofertas de graduação com status “A ser concluída” (cujos períodos não constam da grade curricular), será alocada uma mensalidade de bolsa de Professor por grupo de 30 alunos.

CIPEAD – Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná
Praça Santos Andrade, 50 | Centro | CEP: 80.020-300 | Curitiba/PR
Contato (Teams ou e-mail):  cipead@ufpr.br