Veja as principais Perguntas e Respostas sobre o ensino híbrido:
A Educação a Distância (EAD) caracteriza-se como: “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos” (BRASIL, 2017).
Poderão ser ofertadas disciplinas parcial ou integralmente a distância desde que essa oferta não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso.Exemplo: se o curso tem 3000 horas poderá ter até 600 horas em disciplinas integrais ou híbridas (semipresenciais). Essas horas podem ser distribuídas de diferentes formas, a critério do colegiado do curso. Por exemplo:
- a) 10 disciplinas com 80% de sua carga em EaD = 600 horas
- b) 20 disciplinas com 50% de sua carga horária em EaD = 600 horas
- c) 40 disciplinas com 20% de EAD = 600 horas
Podem ser feitos outros arranjos, de acordo com as necessidades apresentadas, desde que a carga horária a distância não ultrapasse 20% do total da carga horária do curso.
Não. O curso pode optar em usar a carga horária EaD que desejar desde que não ultrapasse os 20% permitidos para o total do curso. Em um curso pode haver apenas uma disciplina que utilize a modalidade híbrida ou a distância.
A oferta de disciplinas integral ou parcialmente a distância deverá garantir a equivalência quanto ao desenvolvimento do conteúdo, das competências e das habilidades existentes na modalidade presencial, observado o disposto no projeto pedagógico do respectivo curso presencial.
Dentre as atividades desenvolvidas nas disciplinas híbridas ou a distância, deverão ser previstas avaliações presenciais conforme legislação federal e a Resolução nº 37/97- CEPE.
No processo de ajuste ou reformulação curricular o docente deverá anexar a comprovação de capacitação ou experiência em EaD por meio de certificados de conclusão ou de experiência.
A tutoria será exercida pelo professor que ministra a disciplina.O professor-tutor deverá realizar capacitação em EaD ou ter experiência comprovada para atuar em cursos a distância e destinar carga horária específica para os momentos presenciais e para os momentos a distância.
A CIPEAD oferece capacitação continuada para quem desejar ofertar cursos na modalidade híbrida ou a distância no que se refere a conhecimentos técnicos e pedagógicos. Além disso, oferece orientação para a elaboração das propostas de inclusão de disciplinas ou cursos híbridos.
Não. As aulas de laboratório (LB) e de campo (CP) deverão ser presenciais, e os estágios (ES) seguirão as Normas Específicas da Legislação Federal e da Resolução 30/90 CEPE/UFPR.
A escala de nota e frequência será semelhante à vigente na educação presencial, conforme o projeto pedagógico e as normas do CEPE. No entanto, quando se trata de EaD, a frequência é contabilizada pela participação do estudante nas atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem. Essas atividades são contabilizadas na nota do discente.
O AVA é a sala de aula virtual. É nele que se disponibilizam materiais multimidiáticos, atividades que utilizam variadas ferramentas,promove-se a interação entre os pares e entre docente e estudantes. O AVA é utilizado como um canal de comunicação e pertencimento do estudante à instituição.
O setor/curso que ofertar disciplina integral ou parcialmente a distância deverá garantir a disponibilização de serviços de tecnologia e comunicação para os estudantes, cabendo à UFPR a oferta de recursos tecnológicos de acesso a estes serviços.
– orientando os professores na elaboração dos planos de ensino;
– fornecendo orientação para a elaboração de material educacional;
– ofertando a infraestrutura de AVA – Moodle;
– apoiandoo uso de tecnologias educacionais;
– fornecendo um passo a passo da estruturação de disciplinas em EAD;
– ofertando cursos sobre Educação Híbrida e Tutoria.
– disciplinas que não foram aprovadas pela PROGRAD, por meio da implantação ou reformulação/ajuste curricular.
– disciplinas que não utilizam o ambiente virtual de aprendizagem para realizar as atividades a distância;
– substituição de aulas por tarefas ou trabalhos;
– ensino sem acompanhamento do professor;
– versão simplificada da disciplina presencial;
– ausência de integração das atividades on-line com as atividades presenciais;
– não considerar o estudante como centro do processo de aprendizagem;