Trata-se de um projeto desenvolvido no âmbito da PROGRAD/CIPEAD que objetiva apoiar os cursos de graduação da UFPR no planejamento, implantação e consecução da educação híbrida.
Esse termo faz referência aos processos de ensino e de aprendizagem que conectam, por meio de metodologias ativas, ambientes presenciais e on-line.
Enquanto no ensino tradicional o ambiente de aprendizagem concentra-se em um espaço físico, a educação híbrida prevê que até parte da carga horária dos cursos de graduação pode ser realizada em ambientes/plataformas virtuais.
Tal abordagem justifica-se na medida em que, conforme afirma Michel Serres, somos contemporâneos da terceira grande revolução da humanidade – a digital. Nesse sentido, a incorporação de novas tecnologias ao ensino já é uma realidade em muitos cursos da UFPR que, desde 2010, tem regulamentação própria para orientar a incorporação da educação híbrida.
O projeto UFPR HÍBRIDA busca, portanto, propiciar aos docentes informações sobre o processo de implantação dessa modalidade de ensino (com base na Resolução n° 72/10 – CEPE como também disponibilizar cursos formativos e recursos que auxiliem na consecução da educação híbrida.
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