Pensando em promover reflexões sobre um assunto tão atual quanto a acessibilidade linguística e suas aplicações ao ambiente acadêmico, a Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD), liderada pela Prof.ª Dr.ª Kelly Cezar, realizou um conjunto de ações que envolveu diversos profissionais de diferentes áreas, assim como membros da comunidade. Essas ações ,realizadas mensalmente, já haviam ocorrido durante o período regular de aulas e se deram novamente no contexto de pandemia do ano de 2020, no qual a procura e necessidade de se falar sobre o tema de acessibilidade nas práticas educacionais ficaram ainda mais acentuadas. Foram, no total, ofertadas 19 oficinas abordando os mais variados temas. Elas contaram com ministrantes de diversas áreas, totalizando 1.243 inscritos e 938 participantes.
Entre algumas das oficinas realizadas, estão: “Acessibilidade Linguística no Ambiente Virtual de Aprendizagem: Cegos” e “Acessibilidade Linguística no Ambiente Virtual de Aprendizagem: Surdos e Cegos”, ambas ministradas pela Prof.ª Dr.ª Kelly Cezar
e pelo intérprete Aldemar Balbino; “Dimensionamento e Avaliação em aulas mediadas por Tecnologias”, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Sandramara Kusano; “Acessibilidade Linguística Mediada por Recursos Tecnológicos”, também ministrada pela Prof.ª Dr.ª Kelly Cezar com o Prof. Clovis de Souza; e “Avaliação no Contexto da Pandemia”, ministrada pela Prof.ª Valéria S. Lima, apenas para nomear algumas. Dentre as 19 atividades propostas, também houve seis ofertas da oficina de Formação de Monitores ERE, ministradas pela integrante da Unidade Pedagógica da CIPEAD Kristina Desirée, a técnica em assuntos educacionais da CIPEAD Tatiana Greff e a integrante da Equipe Multidisciplinar da CIPEAD Prof.ª Dr.ª Kelly Cezar, que possuía a intenção de preparar os monitores escolhidos pelos docentes para as suas atividades de monitoria durante o período de ensino remoto e instruí-los sobre as questões de acessibilidade dentro da UFPR Virtual. Somente nessas atividades, foi calculado o número de 402 participantes. Todas as oficinas ocorreram no primeiro período de ensino remoto emergencial, que teve início no segundo semestre do ano de 2020. É possível conferir a íntegra dos assuntos ofertados nas disciplinas, seus ministrantes, o número de inscritos e participantes na tabela a seguir.