TUTORIAIS ACADÊMICO-ADMINISTRATIVOS

Para facilitar o dia a dia acadêmico-administrativo, a CIPEAD coloca a disposição da comunidade UFPR os seguintes tutoriais:

APRESENTAÇÃO UFPR VIRTUAL – https://youtu.be/g4rDENgTelw​

https://youtu.be/OTnXAJmtvh8 (Versão LIBRAS)

Reproduzir vídeo

COMO USAR O CONFERENCIA WEB PARA FAZER REUNIÕEShttps://youtu.be/xGzML81o7ig

Reproduzir vídeo

COMO REALIZAR REUNIÕES ONLINE – https://youtu.be/ThznejF7eRQ 

Reproduzir vídeo

COMO FAZER VOTAÇÕES EM REUNIÕES ONLINE VIA CONFERENCIA WEBhttps://youtu.be/bysEeuxql7A

Reproduzir vídeo

 

Conheça aqui as principais funcionalidades das plataformas usadas pela UFPR para fazer reuniões online:

JTSI CONFERÊNCIA RNP MICROSOFT TEAMS

DESCRIÇÃO

Jitsi é uma ferramenta de código aberto (open-source), onde se pode criar uma sala de webconferência online, pelo navegador. Não é necessário ter conta ou fazer downloads.

RNP é uma ferramenta para criação de conferências online, de acesso pelo navegador. Ela é disponibilizada para todos da comunidade da UFPR. Não é necessário fazer downloads.

Microsoft Teams faz parte do pacote Office 365, o qual a UFPR tem acesso. Nele, é possível fazer conferências com demais usuários da ferramenta. Não é necessário fazer downloads.

COMO CRIAR A SALA

Cria-se sala através do endereço: https://meet.jit.si

No site http://conferenciaweb.rnp.br , o Usuário faz login através da sua conta confederada (Cafe). O nome do usuário e senha são os mesmos do email ufpr/intranet.

No site www.office.com, acesse o office 365 usando o seu email @ufpr.br.
Na próxima tela, dentre as opções listadas, haverá o Teams. Após o acesso, na coluna a esquerda, acesse o menu Calendário e depois vá em “Iniciar reunião agora”.

USUÁRIOS EXTERNOS ACESSAM COMO

O acesso dos demais usuários se dá através do compartilhamento de link. Não é preciso criar uma conta.

O acesso dos demais usuários se dá através do compartilhamento de link. Os usuários podem entrar com ou sem conta.

O acesso dos demais usuários é feito através do compartilhamento de link ou do convite. Por padrão, esse acesso é apenas para integrantes do office 365, mas o administrador do grupo pode incluir pessoas externas como usuário Convidado.

É POSSÍVEL CRIAR ENQUETES?

Não é possível atualmente.

Sim, através do ícone “+” (Ações)

Sim, através do aplicativo “Forms”, que deve ser adicionado como extensão para os chats. O aplicativo cria a enquete e a divulga no Chat da conferência.

COMPARTILHAMENTO DE SLIDES

Somente através do compartilhamento de tela.

Sim. É possível carregar um arquivo de apresentação.

Sim. É possível carregar um arquivo de apresentação.

COMPARTILHAMENTO DE TELA

Sim

Sim

Sim

ENVIO DE ARQUIVOS

Apenas através de links externos enviados no chat.

Apenas através de links externos enviados no chat.

Sim, como anexo no chat.

LIMITE DE USUÁRIOS CONECTADOS

75

75

250

GRAVAR REUNIÕES

Sim. É necessário vincular uma conta no dropbox para que o arquivo seja salvo.

Não. A ferramenta existe, mas está indisponível no momento.

Sim. O vídeo gravado fica disponível na plataforma Microsoft Streams, espécie de YouTube do Office 365.

ACESSO POR SMARTPHONE

Sim. IOS e Android

Sim

Sim