Definição
Os NTEs constituirão espaços destinados a favorecer a inserção da Educação Híbrida e da EaD nos diversos setores da UFPR por meio de ações que facilitem a produção e a inclusão das TDICs às ações de ensino, pesquisa e extensão privilegiando, dessa forma, a aprendizagem colaborativa, cooperativa e autônoma. Esses espaços devem ser articulados a partir da estrutura disponível no setor, potencializando e facilitando a gestão de equipamentos e pessoas por meio da articulação com os demais órgãos da UFPR (SEaDIP, AGTIC, SUCOM, etc.).
Objetivos
Gerais
1. Favorecer a inserção da Educação Híbrida;
2. Congregar e potencializar as ações (cursos, projetos, linhas de pesquisa, etc.) que envolvam as TDICs nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
3. Fortalecer o uso das TDICs nos processos de gestão;
4. Planejar ações estratégicas para ampliar a estrutura física e humana envolvendo o uso das TDICs.
Locais
Os objetivos específicos serão definidos a partir do plano de ação proposto pelo colegiado gestor do NTE, em consonância com a gestão setorial.
Estrutura
A estrutura do NTE deverá ser vinculada ao organograma do setor/campi avançado. Dessa forma, busca-se garantir que essa ação se consolide como uma política de gestão que facilite a educação híbrida e o uso das TDICs nos processos de comunicação interna e externa. A composição da gestão do NTE deverá ser definida a partir da natureza e identidade das ações setoriais. Sugere-se contemplar:
1) Coordenador e vice-coordenador: escolhidos pelo colegiado gestor do NTE, com tempo de gestão previamente definido (02 anos) e referendados pelo conselho setorial/conselho diretor.
2) Colegiado Gestor do NTE: formado por um representante de cada unidade do NTE.
3) Unidades: uma unidade básica formada por técnicos de TI/TIC e TAE (Tec. Assuntos Educacionais) – constituída a partir da estrutura setorial/campi avançado – para dar suporte aos grupos de trabalho que compõe o NTE. Outras unidades devem ser definidas a partir da natureza das ações desempenhadas.
Apoio SEaDIP
O NTE terá seu escopo de atuação definido pelo setor, mas contará com a SEaDIP como elo de apoio para a consecução de suas demandas.
No processo de implantação, caberá à SEaDIP:
- promover reunião para planejamento estratégico;
- designar equipamentos para início dos trabalhos/ações do NTE;
- realizar oferta de ações a partir do projeto Vivências Formativas para a Educação Híbrida;
- apoiar o estabelecimento de parcerias para a consecução do plano de ação do NTE.