Disciplina Transversal | Inglês em processos de internacionalização |
Sigla no SIGA | GRADTR002 Departamento: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional |
Oferta | 2.º semestre de 2024 |
Dia da semana | Segunda-feira |
Horário | Das 10h às 12h |
Local de acesso | As aulas devem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube (o link será fornecido semanalmente na UFPR Virtual) |
Matrículas | 09/09/2024 e 10/09/2024 Alunos UFPR: As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA |
Início das aulas | 30/09/2024 |
Previsão de fim das aulas | 02/12/2024 |
Total de encontros previstos | 10 encontros síncronos |
Carga horária / créditos | 30 horas |
Vagas UFPR: | 600 vagas |
Professor responsável | Prof.ª Dr.ª Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim |
E-mail: | transversaisgraduacao@ufpr.br |
Requisitos:
Ser aluno de graduação da UFPR, exceto de Medicina e Odontologia.
Ementa ofertada:
Estudo crítico sobre práticas de língua inglesa em processos de internacionalização no ensino superior: Inglês como língua internacional/franca; globalização e língua inglesa; inteligibilidade; o mito do falante nativo e a síndrome do impostor; interculturalidade crítica em práticas de língua inglesa; tradução intercultural; modernidade/colonialidade em práticas de internacionalização em língua inglesa; translingualismo/translinguagem.
Referências bibliográficas:
ALTBACH, P. Globalization and the university: myths and realities in an unequal world. Tertiary Education and Management, v.10, n.1, p.03-25, 2004.
BERNS, M. World Englishes, English as a lingua franca, and intelligibility. World Englishes, v. 27, n. 3/4, p. 327–334, 2008.
Bonilla-Medina, S. X., & Finardi, K. Critical race and decolonial the-ory intersections to understand the context of elt in the global South. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, 27(3), 822-839, 2022. https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v27n3a13
BECK, K. Globalization/s: Reproduction and Resistance in the Internationalization of Higher Education. Canadian Journal of Education, v.35, n.3, p.133-148, 2012.
BROWN, L.; JONES, I. Encounters with racism and the international student experience. Studies in Higher Education, v.38, n.7, p.1004-1019, 2013.
CANAGARAJAH, A. S. Interrogating the “native speaker fallacy”: non-linguistic roots, non-pedagogical results. In: BRAINE, G. (Ed.). Non-native educators in English
language teaching. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1999.
CANAGARAJAH, A. S. The ecology of global English. International Multilingual Research Journal v. 1, n. 2, p. 89-100, 2007.
CANAGARAJAH, A. S. Agency and power in intercultural communication: negotiating English in translocal spaces. Language and intercultural communication, v. 13, n.
2, p. 202–224, 2014.
CHIAPPA, Roxana; FINARDI, Kyria. Coloniality Prints in Internationalization of Higher Education: The Case of Brazilian and Chilean International Scholarships. Scholarship of Teaching and Learning in the South, v.5, n.1, p.25-45. DOI: 10.36615/sotls.v5i1.161.
COOK, V. J. Going beyond the native speaker in language teaching. TESOL Quarterly, v. 33, n. 2, p. 185-209, 1999.
DELL’OLIO, Francesca, MARTINEZ, Juliana Zeggio. Interculturalidade e internacionalização em tempos de globalização neoliberal: desafios, complexidades e possibilidades. Revista X, volume 14, n. 05, p. 82-105, 2019.
DIAZ, Adriana. Multilingual Education Yearbook 2018 – Internacionalization, Stakeholders & Multilingual Education Contexts. Indika Liyanage Editor, 2018.
DINIZ DE FIGUEIREDO, E. H.; MARTINEZ, J. Z. The locus of enunciation as a way to confront epistemological racism and decolonize scholarly knowledge. Applied Linguistics, p. 1-6, 2019.
HOLLIDAY, A. Native speakerism. ELT Journal, v. 60, n. 4, p. 385-387, out. 2006.
HOLLIDAY, A.; HIDE, M.; KULMAN, J. (Ed.) Intercultural Communication: An Advanced Resource Book for Students. New York, NY: Routledge, 2010.
JENKINS, J. Repositioning English and multilingualism in English as a lingua franca. De Gruyter. Englishes in Practice, v. 2, n. 3, p. 49-85, 2015.
JORDÃO, Intelligibility, mimicry and internationalization, Localized practices in higher education, or can the Global South speak? In English-Medium Instruction from an English as a Lingua Franca Perspective, 1st Edition, Routledge, 2018.
JORDÃO, C. M. et al. Internacionalização em inglês: sobre esse tal de unstoppable train e de como abordar a sua locomotiva. Revista Ñemitỹrã. v. 1, n. 2., 2020.
STEIN, S.; ANDREOTTI, V. Towards Different Conversations About the Internationalization of Higher Education. Comparative and International Education, v.45, n.1, 2016.
CRONOGRAMA DE AULAS
Aula | Data | Tema | Docente |
1 | 30/09 | Inglês como língua internacional/franca. | Kyria Finardi |
2 | 07/10 | Inglês como língua internacional/franca. | Clarissa Jordão |
3 | 14/10 | Globalização e língua inglesa. | Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim |
4 | 21/10 | O mito do falante nativo e a síndrome do impostor. | Angela Maria Hoffmann Walesko |
5 | 28/10 | Inteligibilidade. | Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo |
6 | 04/11 | Modernidade/colonialidade em práticas de internacionalização em língua inglesa. | Nayara Stefanie Mandarino Silva |
7 | 11/11 | Modernidade/colonialidade em práticas de internacionalização em língua inglesa. | Roxana Chiappa |
8 | 18/11 | Interculturalidade crítica em práticas de língua inglesa/Tradução intercultural. | Miguel Martinez |
9 | 25/11 | Translingualismo/translinguagem. | Jhuliane Evelyn da Silva |
10 | 02/12 | Avaliação | Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim |
Observação: O cronograma ao longo disciplina pode sofrer alterações a serem comunicadas na UFPR Virtual.