Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Cultural é aprovado pela UFPR

Aprovado pela UFPR no segundo semestre de 2020, o curso de graduação tecnológica em Gestão Cultural adota o modelo de educação a distância como formato majoritário. O curso fornece diploma de tecnólogo e tem um período máximo de integralização de 6 semestres.

O curso de Gestão Cultural é um dos pioneiros no formato na instituição, e foi projetado com a função de responder à demanda de capacitação de profissionais –
como artistas, técnicos, produtores, gestores e agentes culturais do Setor Cultural do Estado do Paraná – que atuam, ou pretendem atuar, na área de gestão cultural em diversos espaços. Sabe-se que o setor artístico-cultural é representado na sua grande maioria por profissionais que desenvolvem seus afazeres artísticos informalmente, e que essa categoria constitui uma complexa cadeia produtiva, que
reflete diretamente na geração de trabalho e renda e no desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado. Diante desse contexto, foi planejado e instituído um curso intersetorial, a partir da demanda identificada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), o Setor Litoral e a Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância da UFPR (Cipead).

Aposta-se, com essa nova oferta de curso, na contribuição na formação do público-alvo, bem como desenvolvimento de programas de interesse sociocultural. É o que diz a diretora do SEPT e docente do curso de Comunicação Institucional, Prof.ª Dr.ª Flávia Bespalhok: “Acreditamos que [com a oferta desse curso] possamos contribuir com a formação desses agentes culturais, ampliandogradativamente o protagonismo de atores fomentadores das ações culturais de
forma a contribuir, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento sustentável de programas socioculturais”.

Em 2018, no 2º Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná, a proposta do curso entrou em pauta como um dos 10 melhores projetos a serem apresentados no evento. Posteriormente, foi apresentado para as 8 Macrorregionais de Cultura por meio do Conselho Estadual de Cultura, tendo como conselheiros e representantes da Universidade Federal do Paraná, à época, o Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, e o Prof. Dr. Paulo Roberto de Oliveira Reis, do Departamento de Artes.

A proposição de uma formação de nível superior de tecnologia em Gestão Cultural na modalidade Educação a Distância leva em conta a necessidade de democratização do acesso aos bens culturais diversos e a garantia à sociedade ao direito ao conhecimento e ao reconhecimento de seus saberes, técnicas, práticas e plásticas de ação e de intervenção artístico-culturais.

A formação de profissionais em Gestão Cultural para trabalhar no Setor Cultural vai ao encontro do que é previsto nos artigos 215/216 da Constituição Federal quando se declara a necessidade de “‘formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões’”; corroborada pela Lei Federal no 12.343/2010, em que se institui o Plano Nacional de Cultura (PNC), destacam o Prof. Leandro Franklin Gorsdorf e Jewan Antunes, produtor cultural da PROEC.

Levando-se em consideração esses aspectos e a integração do aluno com a comunidade, com a implementação do curso tecnólogo em Gestão Cultural a UFPR avança, também, em relação à interação com a comunidade local, nos explicam a Prof.ª Marcia Ferreira e o Prof. Ary Giordano Daniel do SEPT, responsáveis pela Proposta Pedagógica do Curso juntamente com o Núcleo Docente Estruturante. Assim, o estudante poderá desenvolver as atividades de extensão (interação) tanto por meio da acreditação em Projetos Sociais comunitários da matriz curricular do PPC, como por meio dos projetos de extensão da UFPR.