CIPEAD disponibiliza dados sobre oficinas realizadas em 2020

O ano de 2020 trouxe novas perspectivas relacionadas ao ensino a distância e à forma de docentes e discentes se comportarem em relação às práticas educacionais virtuais. O que antes era visto apenas como suporte passou a ser determinante para que as atividades da Universidade Federal do Paraná continuassem ativas.

Pensando nisso, a Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD) proporcionou para a comunidade diversas oficinas e atividades formativas que trouxeram pautas como: acessibilidade; planejamento e ferramentas para lives; produção de materiais em áudio; técnicas de expressão oral; avaliação no contexto da pandemia; e suporte para ferramentas virtuais de aprendizagem,  como o Microsoft Teams e o Jitsi. Ao todo, foram 15 ofertas de oficinas que tiveram mais de mil inscritos, e totalizaram 938 pessoas certificadas. Além disso, as atividades reuniram cerca de 17 ministrantes, entre professores, técnicos e servidores. O balanço desses dados foi realizado pela Equipe Pedagógica da CIPEAD, que foi responsável pela mediação e pela oferta dessas oficinas, elaborando os certificados e garantindo todo o suporte virtual dos eventos. Todas as oficinas ministradas foram realizadas ao longo do segundo semestre deste ano, e algumas delas estão disponíveis na íntegra no canal do Youtube da CIPEAD.

A Coordenadoria ainda foi responsável pela elaboração de tutoriais pedagógicos que demonstraram aos docentes explicações e dicas para melhor usabilidade da UFPR Virtual, plataforma de aprendizagem virtual inaugurada no início deste ano. Há, ainda, a previsão para criação de tutoriais inteiramente voltados aos discentes, que abordarão temas como aulas síncronas e assíncronas e entrega de atividades. As iniciativas mencionadas fomentaram e desenvolveram uma nova forma de perceber a educação, mesclando o universo digital com práticas educacionais e nos aproximando de outras modalidades, como o ensino remoto emergencial e o ensino híbrido, temas que foram e serão cada vez mais vitais para a educação.