PROGRAD e CIPEAD recebem homenagem em live de aniversário de 108 anos da UFPR

Devido ao período de pandemia e recomendações para evitar aglomerações, a sessão solene do conselho universitário, em homenagem aos 108 anos da Universidade Federal do Paraná, aconteceu de forma virtual, em live no canal da UFPR no Youtube. O evento aconteceu no Teatro da Reitoria da UFPR no dia 14 de dezembro e contou com a presença física do reitor Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca e da vice-reitora Profª Drª Graciela Bolzon de Muniz, bem como dos apresentadores da solenidade. O evento ainda contou com a recondução do reitor, eleito democraticamente no ano de 2020. Os demais convidados compareceram ao evento através de vídeos e em presença virtual, formando uma mesa de personalidades por meio de uma ferramenta de conferências online. Entre os presentes, estavam: o vice-governador do Paraná Darci Piana; a coordenadora geral de Popularização e Divulgação da Ciência Silvana Stoinski, representando o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Tenente Coronel Marcos Pontes; a secretária de Educação de Curitiba Maria Silvia Bacila, representando o prefeito de Curitiba Rafael Greca de Macedo; o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior Eduardo Gomes Salgado, representando o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação Wagner Villas Boas de Sousa, assim como outros representantes de conselhos do Paraná e diversos reitores de outras universidades federais.

Entre os mais de 75 convidados, estava presente, também, a coordenadora geral da CIPEAD, Profª Drª Maria Josele Bucco Coelho, que recebeu homenagem em nome da PROGRAD e da CIPEAD pelas ações realizadas neste ano e pela implementação do ensino remoto emergencial na instituição. Em sua fala, a Profª Maria Josele agradeceu e lembrou que o trabalho foi feito em conjunto, com a união de docentes, técnicos e servidores da Universidade Federal do Paraná. “Recebo esse momento com uma consideração realmente grande pela nossa comunidade UFPR que se engajou, não se intimidou diante desse enfrentamento. Uma comunidade que se abriu para o novo, que se reinventou”. Lembrou, ainda, que ao todo foram mais de 3 mil colaboradores que se dispuseram a aprender e evoluir no período de adversidade. Ao final de sua fala, aproveitou para exaltar as conquistas deste período, nomeando-as como “o legado das experiências do ensino remoto”. Sua fala marcou a primeira parte do evento, antecedeu uma apresentação do hino do Brasil com alunos e professores e a recondução do Reitor. A solenidade durou ao todo 2 horas e 35 minutos e a gravação pode ser acessada na íntegra aqui.