O ano de 2020 ficou marcado como o ano de surgimento da UFPR Virtual, plataforma digital de ensino utilizada por discentes e docentes da Universidade Federal do Paraná. O ambiente virtual de aprendizagem – ou AVA -, que foi reformulado, oferece a alunos e professores a possibilidade de montar uma sala de aula em um ambiente virtual que possibilita navegação com ícones intuitivos, conta com uma área que oferece acesso a tutoriais pedagógicos e outra dedicada inteiramente à acessibilidade. Também é possível acessar o suporte ao usuário e atividades formativas. Além disso, o usuário encontra um link para a plataforma UFPR Aberta, também criada em 2020, com a intenção de oferecer MOOCs – Cursos Online Abertos e Massivos (ou do inglês Massive Open Online Course ) – criados dentro da instituição. No mesmo ano foi criado o aplicativo UFPR Virtual para celulares, que está disponível para download gratuito para sistemas Android e iOS.
Com a intenção de capacitar professores e alunos para o uso da plataforma, a Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD) organizou diversas oficinas que já estão disponíveis em formato de tutoriais livres e gratuitos em seu canal do Youtube. Além disso, é possível tirar qualquer dúvida na área de FAQ e suporte na página da UFPR Virtual, bem como nas áreas de Assessoria para Materiais Digitais (BIBTECH) e Assessoria Pedagógica Online (APO).
A UFPR Virtual oferece várias funcionalidades, como o calendário, que pode ser preenchido conforme são marcados encontros síncronos de aula, por exemplo, e possibilidade de fazer upload de arquivos que podem ser utilizados para entrega de atividades solicitadas por professores. Alguns recursos muito úteis para os alunos são a área de mensagens e a barra de progresso, na qual eles são notificados de atividades atrasadas ou com o prazo de entrega próximo de chegar ao fim. Todas essas opções são sinalizadas de forma intuitiva e simples de usar. Para os docentes, é possível personalizar a sala de aula adicionando vídeos interativos feitos com a ferramenta H5P, adicionar imagens e arquivos extras para estudo, modificar a imagem do banner inicial da página da disciplina e diversas outras funcionalidades e recursos interessantes.
O uso da UFPR Virtual pela comunidade durante o ano permitiu a coleta e levantamento de dados sobre a sua utilização. O número de usuários da plataforma chegou à marca de 37.754, sendo destes 25.872 usuários ativos. O número de salas virtuais disponíveis totalizou o número de 16.299. Os países que mais acessaram a UFPR Virtual foram o Brasil e Estados Unidos, com conexões de outros países como Finlândia, França, Argentina, Alemanha e Coréia do Sul. Foi possível, ainda, identificar que o navegador mais utilizado foi o Chrome e o sistema mais utilizado foi o Windows, com 51,79%, seguido pelo iOS com 24,64% de acessos e o Android com 16,73%. Destes, 58% utilizavam o desktop e 40,39% o mobile, contabilizando ainda o número de acessos com tablet, que ficou em 1,11%. A faixa etária que acessou a plataforma com mais frequência foi a de 18-24 anos, e, destes, 19% declararam possuir o Inglês como língua preferível a ser utilizada na ferramenta.