Programa de Vivências Formativas da PROGRAD retorna com duas lives gratuitas

As atividades acontecerão nos dias 18 de junho (sexta-feira) e 21 de junho (segunda-feira)

As Vivências Formativas 2021 retorna com sua programação nessa semana. Serão duas lives nos próximos dias, por meio da parceria entre a Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD), Pró-Reitoria de Graduação e Educação (PROGRAD) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) com os Núcleos Tecnológicos Educacionais (NTE’s) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A quinta live das Vivências em 2021 será promovida pelo SiBi, Sistema de Bibliotecas da UFPR, que oferece por meio de seu NTE SibiTech a live “Produtos e serviços de informação do Sibi/UFPR no período de pandemia”. A atividade acontecerá no dia 18 de junho (sexta-feira), com início previsto para às 14h e carga horária de 2 horas. Toda a comunidade acadêmica pode participar por meio da UFPR Aberta ou no canal da Cipead no YouTube. O evento, que será ministrado pelas bibliotecárias Josefina Aparecida Soares Guedes, Lidiane do Prado Reis e Silva e Janete Saldanha Bach Estevão, tem como objetivo divulgar os produtos e serviços de informação oferecidos pelo SiBi e Bibtech para a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Paraná, sendo estes fundamentais para subsidiar o processo pedagógico e a produção científica da universidade. A metodologia do evento acontecerá por meio de exposição interativa do conteúdo a partir da navegação nos sites do Sistema de Bibliotecas, Portal da Capes e bases de dados, produtos e serviços informacionais e espaço para interação com os participantes. Não é necessária inscrição prévia. A live estará disponível na UFPR Aberta pelo link https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=71 e oferecerá certificado mediante coleta de duas palavras chaves, que aparecerão em momentos distintos da atividade.

Já na segunda-feira, dia 21 de junho, acontecerá a live “Experiências de estágio remoto de docência e da organização escolar do Setor de Educação”, oferecida pelo NTE do Setor da Educação, com a presença da mediadora Profa. Dra. Roberlayne Roballo e as ministrantes Profa. Dra. Rebeca Szczawlinska Muceniecks, Profa. Dra. Leziany Silveira Daniel, Profa. Dra. Andrea Bezerra Cordeiro e Profa. Dra. Taísa Barbosa Robuste. As docentes vão apresentar experiências de estágios remotos de docência e da organização escolar do Setor de Educação, a partir de ações realizadas em 2020 e tendo em vista as mudanças ocorridas devido à pandemia nas áreas de Ensino Fundamental, Educação Infantil, Organização Escolar e Língua Portuguesa. Esta atividade também será certificada e não precisa de inscrição prévia, tanto na UFPR Aberta (https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=70) quando no canal da Cipead no YouTube.

O programa de Vivências Formativas foi criado no ano de 2020 com a intenção de proporcionar um ambiente de troca de conhecimento e experiência entre docentes no período de ensino remoto emergencial e pandemia. Nas ofertas do ano de 2021 já foram abordados temas relacionados a direitos autorais, experiências metodológicas, reflexões pedagógicas e transformações didáticas no ensino remoto e pontos de vistas sobre diferentes ambientes virtuais de aprendizagem. Todas as lives anteriores foram gravadas e seu conteúdo está disponibilizado na página de Vivências Formativas da UFPR Aberta em https://ufpraberta.ufpr.br/course/index.php?categoryid=17.