Coordenadora da CIPEAD participa de live sobre experiências e possibilidades metodológicas no ensino remoto

Realizada pelo Grupo de Interlocução Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 21 de outubro de 2020, a live e mesa redonda intitulada “Experiências e Possibilidades Metodológicas no Ensino Remoto” contou com a participação de docentes da instituição, como a Profª Drª Sabrina Salazar, da área de Matemática e Estatística, e convidados de outras instituições, tais como a Profª Drª Leila Pessôa da Costa (UEM), e a Coordenadora Geral da Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância da UFPR (CIPEAD), Profª Drª Maria Josele Bucco Coelho.

Com duração total de um pouco mais de duas horas, a live abordou questões relacionadas ao período de adaptação dos docentes à realidade das práticas de ensino no período de isolamento social devido à pandemia da COVID-19, o ensino remoto emergencial e demais assuntos pertinentes ao ensino a distância. Nas palavras da Profª Leila Pessôa “Nunca a era do conhecimento esteve tão presente na educação, e nunca nos sentimos tão ignorantes sobre seu significado e suas implicações”. A primeira palestrante refletiu sobre os chamados “novos tempos” e suas particularidades, tais como a provisoriedade do ensino remoto, espaço, tempo, interação e mediação, questões de saúde, diversidade e o ensino híbrido. Seguindo essa linha de pensamento e sugerindo novas reflexões sobre os impactos da pandemia na Universidade Federal do Paraná, a Profª Maria Josele apresentou balanços e dados sobre as práticas e ações adotadas pela UFPR desde o início da quarentena. Na opinião da docente, o ensino remoto emergencial é uma ponte para o ensino híbrido. “Do nosso ponto de vista, enquanto instituição, este já era um caminho contornável. Nós imaginávamos que esta chegada ao ensino híbrido levaria décadas, talvez. E a pandemia teve isso, de acelerar todos os processos”. Além disso, a Profª Maria Josele ainda destacou o trabalho colaborativo, a importância da articulação transversal descentralizada, bem como novas competências e a possibilidade de rearticular o aprender.

Finalizando as falas do dia, a Profª Sabrina Salazar (UFPel) trouxe a visão dos docentes em relação aos estudantes no período de ensino remoto. Salazar elencou os contextos, provocações e concepções para prática docente, considerando a participação dos estudantes em atividades síncronas e assíncronas. No encerramento do vídeo há, ainda, uma mesa redonda com todos os ministrantes, na qual foram respondidas dúvidas do público que assistia à live. É possível conferir as perguntas e respostas na íntegra, bem como todas as apresentações, na gravação do evento, disponível no canal da plataforma YouTube da UFPel. O canal da Universidade Federal de Pelotas possui ainda outras lives sobre assuntos relacionados ao ensino remoto, como autoavaliação e acompanhamento de professores e estudantes.